Tradutor

segunda-feira, 1 de junho de 2015

Festa Junina, ainda há como resgatar os costumes antigos?

Hoje entramos no mês de Junho, e como todos sabem, comemoramos as Festas Juninas, na qual se tem Quentão, Pinhão, Pipoca, Maçã Doce, Quadrilhas, Pescaria e entre outras coisas a mais, até aí tudo beleza, mas o que importa nesta postagem é que quero deixar bem claro que estamos deixando de lado alguns costumes que fazíamos, uma delas é a dança de quadrilha, na qual eramos capazes de ajoelhar para pedir a professora para que a gente dançasse, ou outra, Sinhazinha e Sinhozinho, na qual era uma atração incrível, todos queriam ser, outra coisa interessante é que todos vestiam com roupas de caipiras, colocavam palhas nos bolsos, faziam um figurino incrível.
Mas infelizmente, em nosso querido país, Brasil, acabou-se proibindo muita coisa, entre elas, pula fogueira, na qual isso era de fato uma tradição, pau de fitas, embora seja uma tradição mais do Nordeste, fogos de artifícios, rojões, entre diversos costumes acabaram que indo embora, e hoje, sabe o que nos mostra as festas juninas?
Encontros entre jovens, bebedeiras, brigas, confusões, pratica de bullying, entre outras situações que vem ocorrendo, infelizmente é o que está ocorrendo em nosso país, ainda bem que no Nordeste, ainda se cultiva algumas coisas, mas aqui na cidade onde moro, infelizmente foram indo embora os costumes.
Essa ideia de postagem me veio na mente após ouvir a rádio, e questionaram sobra uma enquete sobre a festa junina, na qual a pergunta era, do que você mais gosta da Festa Junina, e seus apresentadores comentaram sobre isso que mencionei acima, sobre as vedações e confusões que vem ocorrendo.
Bom, pelo menos quadrilha, é uma tradição que nunca acabará, e tem uma, bem grande lá em Brasília, formada por inúmeros Políticos.
Mas enfim, lendo este texto, você tentaria juntar seus amigos e resgatar o passado, ou vai deixar que o computador, celular e tablet tomem conta da sua vida?
Ou melhor ainda, preferem que seus filhos engordem, não vejam as belas histórias do passado e fiquem alienados como disseram seus respectivos apresentados na programação da rádio?




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens mais Vistas!